Seguro para PCD, como funciona e o que eu preciso saber?

Neste artigo vamos te explicar como funciona o seguro para PCD e quem tem direito a isenção.

 

O que são carros PCD?

Carros PCD são carros com isenção de impostos.  Se o automóvel for comprado para ser utilizado por pessoas que tenham alguma deficiência física, mental ou seja portador de alguma doença crônica que gera algum tipo de limitação, essas pessoas têm direito a adquirir veículos com isenção de impostos.

Estes veículos com isenção de impostos são popularmente conhecidos como veículos para PCD.

Essas isenções dada ao comprador na hora de comprar um veículo para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência é garantida por lei.

 

Quais os benefícios que os compradores que se enquadrem neste critério possuem?

Os compradores de carro que se enquadram nos critérios de pessoas portadoras de algum tipo deficiência ou PCD poderão ser contemplado com os seguintes benefícios:

  1. Isenção de IOF
  2. Isenção de IPI
  3. Isenção de CPMF
  4. E em alguns casos isenção de IPVA.

Você precisa saber que este benefício é aplicado em períodos de 4 em 4 anos, ou seja, se você comprou um veículo hoje com estas isenções, só poderá ter novamente esses benefícios após 4 anos.

Outro detalhe que você precisa saber é que esses benefícios só serão concedidos a veículos com de até 74 mil reais.

Antes de adquirir este veículo especial para pessoas portadoras de necessidades especiais, PCD, você deverá passar por uma adequação em sua carteira de habilitação, após isso você passará por uma avaliação para que seja confirmado seus direitos a receber descontos na compra de seu automóvel, e por fim terá seu carro.

Após comprar seu carro para pcd, é hora de adquirir um seguro para ele.

 

Seguro para  PCD o que preciso saber?

Antes de qualquer coisa o que você precisa saber é se seu veículo PCD consta na tabela Fipe.

Porquê isso é importante? Isso é importante porque em alguns casos, veículos para pcd podem não estar na tabela Fipe, e a indenização integral do seguro, normalmente é baseada pela tabela Fipe.

Quando um veículo para pcd não consta na tabela Fipe, a modalidade da contratação do seguro muda de valor referenciado na tabela Fipe para valor determinado.

O que é valor determinado?

Valor determinado é quando a operadora de seguros é quem determina quanto será o valor a ser pago numa indenização integral.

 

Como é baseado o valor determinado?

O valor determinado é baseado de duas formas:

  1. A própria seguradora pode estipular um valor na hora de fazer a cotação de seu seguro.

 

      2. Você pode somar os valores gastos no ato da compra de seu veículo mais os valores que você obteve de desconto em impostos. Ficariam, valor do veículo + valor dos impostos federal + valor dos impostos estadual. O resultado dessa soma pode ser o valor determinado.

No Brasil existem várias operadoras de seguros, mas nem todas elas possuem produtos auto que sejam  flexíveis para veículos PCD. Você precisa escolher uma seguradora que contenha produto auto flexível para pcd.

É preciso que estes produtos atendam às necessidades dos veículos destinado ao público PCD.

 

Como funciona a indenização integral de seguros para PCD?

Quando as seguradoras decidirem que é necessário uma indenização integral pelo seu veículo, o seu veículo é transferido  para a posse da seguradora.

Quando seu veículo for transferido para posse da seguradora, você terá que pagar todos os valores que você recebeu de isenção na compra de seu carro.

Quando isso ocorre, dependendo da seguradora que você escolheu, a seguradora desconta estes valores de impostos de sua indenização.

No final, o valor que você receberá será menor que o valor do seu carro na tabela Fipe ou determinado deixando você no prejuízo.

Existem seguradoras que arcam com estes impostos e ainda te pagam o valor integral da tabela FIPE. Por isso é muito importante pesquisar sempre.

Antes de fechar qualquer contrato com qualquer seguradora, pesquise, pergunte sobre os benefícios, o que cobre etc.

Não assine nada com pressa ou na dúvida.

 

Compartilhem.